Blog do Jeferson Almeida

Poções: Órgãos e população discute situação da barragem de Morrinhos

Foto: Reprodução / Inácio Teixeira

Aconteceu na tarde desta quinta- feira (07), no Clube Recreativo de Poções, uma “audiência pública” onde foi debatido a situação da barragem de Morrinhos. A reunião contou com a participação de vários órgãos e teve a iniciativa do Grupo de Trabalho Água Poções. Além da Prefeitura Municipal de Poções e Agência Nacional de Água (ANA) que também se fizeram presentes.

Na oportunidade, o especialista em Recursos Hídricos da ANA, o Sr. Flávio, apresentou o tão esperado relatório e admitiu que o órgão não vinha acompanhando de perto  a situação da barragem de Morrinhos. Ainda de acordo com o especialista, a mesma passou  a ser assistida  devido  o estado crítico em que se encontra e a mobilização por parte da sociedade. Ele afirmou ainda que, se não houver controle da água, com a falta da chuva até outubro, a barragem entra em seu volume morto podendo secar ainda neste ano de 2016.

Em entrevista concedida a nossa reportagem, a promotora de Justiça do Ministério público de Vitória da Conquista, disse que o MP vai apurar se há culpado ou culpados da real situação em que se encontra a barragem. Além disso, será feito monitoramentos para saber como as pessoas estão gerenciando os recursos hídricos e quais providências o Ministério Público pode tomar Judicialmente.

Ainda sobre a barragem, segundo a estimativa de redução da capacidade do reservatório, o volume máximo de água atual é de 2.770.900m³. volume crítico e muito abaixo do normal.

O representante da Embasa, disse que já planeja um racionamento de água no município de poções para os próximos dias. Informações: Poções Urgente / Blog do Jeferson Almeida


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário