Blog do Jeferson Almeida

BR-116: PRF apreende pássaros silvestres em situação de maus-tratos

Uma ação apreendeu 49 pássaros silvestres em situação de maus-tratos em Jequié, no Médio Sudoeste baiano. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), o flagrante ocorreu durante fiscalização na altura do km 677 da BR-116. Após dar ordem de parada a um carro e verificar documentos do motorista e dos passageiros, os agentes acharam as aves no porta-malas. Os pássaros silvestres da espécie trinca-ferro estavam escondidos e aprisionados dentro de duas gaiolas. Além de sinais de maus-tratos, a polícia disse que o local era escuro e que os animais estavam sem ventilação.

Ainda segundo a PRF-BA, um dos ocupantes do carro, um homem de 41 anos, assumiu que era responsável pelos animais. No entanto, ele não tinha autorização de órgão ambiental para criação das aves nem guia de transporte. Aos policiais, o homem disse que adquiriu os pássaros no estado do Rio de Janeiro, e que pretendia vender as aves em Feira de Santana. Segundo ele, cada ave sairia por R$ 80.

Após o flagrante, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência. O homem deve responder na Justiça por crime contra o meio ambiente. Já os pássaros foram levados para a secretaria de meio ambiente local, onde devem ser alimentados e tratados por profissionais, antes de serem reintegrados à natureza.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário