Blog do Jeferson Almeida

ACM Neto prepara megassecretaria para reforma administrativa

Resultado de imagem para acm neto
Foto: Reprodução

O prefeito ACM Neto (DEM) prepara a criação de uma megassecretaria no pacote da reforma administrativa que será encaminhado à Câmara nas próximas semanas. Fontes do Palácio Thomé de Souza adiantaram que o novo órgão, cujo nome ainda não foi definido, vai reunir todo o trabalho da administração municipal em duas áreas. Uma ligada a aspectos econômicos da cidade. A outra, à agenda de desenvolvimento urbanístico. “A estrutura que está sendo pensada para essa secretaria é muito forte. Ela concentrará a maior parte dos projetos mais importantes da prefeitura nesses dois eixos”, diz um destacado integrante da equipe do prefeito. Entre suas atribuições, o superórgão vai tocar as Parcerias Público-Privadas (PPs) e concessões municipais de alto investimento. Cuidará também das chamadas operações urbanas consorciadas, intervenções coordenadas pelo Executivo que envolvem iniciativa privada, moradores e pessoas que convivem em certas áreas da capital, com foco em transformações urbanas, melhorias sociais e preservação do meio ambiente.

Ponta do lápis
Responsáveis pelo modelo da prefeitura a partir de 2017, o ex-senador Waldeck Ornelas e o chefe da Casa-Civil do Município, Luiz Carreira, já concluíram o desenho prévio do secretariado para a segunda gestão de ACM Neto. Ontem à tarde,  se reuniram com o prefeito para apresentar o modelo. Após ajustes, o projeto definitivo será divulgado à imprensa. O que deve ocorrer antes do dia 15 deste mês. Até lá, o núcleo-duro do Thomé de Sousa manterá sob sigilo o número total de secretarias, as mudanças de escopo e eventuais fusões, bem como a nomenclatura de cada um dos órgãos.

Fila de impressão
Outro segredo da reforma da prefeitura, a lista de quem entra e sai da equipe em janeiro que vem vai durar mais tempo. Meados de dezembro é o prazo mínimo para a divulgação oficial dos nomes. Aos aliados, ACM Neto avisou que primeiro cuidará da parte administrativa. Só então vai acelerar as conversas com partidos da base. Nessa conta, entra também o ocupante da nova supersecretaria, que ninguém confirma se já foi ou não definido. Sabe-se apenas que o perfil exige amplo conhecimento dos mecanismos públicos de desenvolvimento econômico e urbano e capacidade de realização e gerenciamento.

Fala, Bahiatursa
Sobre as notas Boca Livre, Mão Aberta e Passe Livre, publicadas na Satélite nos  dias 2 e 4, a Bahiatursa alega que a lei permite ao poder público contratar terceiros por dispensa ou inexigibilidade de licitação. “Quando, por exemplo, a empresa ou representante comercial for exclusivo, conforme estabelece a Lei nº 9.433/2005”, diz o texto de esclarecimento enviado à coluna. “A Promo Inteligência Turística detém a exclusividade emitida pelos organizadores dos eventos que tiveram a participação do governo do estado, portanto era a única opção de contratação”, conclui a nota.

Depois do apito
Passado a campanha, começou a aparecer a poeira deixada sob o tapete no período eleitoral. É o caso de São Francisco do Conde. Reeleito para um segundo mandato à frente de uma cidade que está entre os maiores PIBs per capita do país, Evandro Almeida (PP) não pagou os salários de setembro dos médicos e profissionais de saúde terceirizados. Todos prestavam serviços pelo Instituto Médico Cardiológico da Bahia, cujo envolvimento em fraudes levou, no início de setembro, ao rompimento do contrato com a prefeitura. Almeida prometeu pagar os vencimentos durante a transição. Manteve votos, mas cumprir a promessa, nada. Informações: Correio 24horas


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário